Criptografia de Dados

Criptografia e Segurança de Dados

O que é criptografia de dados?

O principal objetivo da criptografia é que só o destinatário certo e com a chave específica possa ter acesso a determinada informação. Sendo assim, podemos defini-la também como “informação escondida”.

Qual a importância da criptografia de dados?

A necessidade de proteger informações ou dados importantes acompanha está presente na sociedade desde os tempos mais remotos, com os povos egípcios, gregos e romanos que já utilizavam de métodos de criptografia. Ao seu modo, eles utilizavam a criptografia para evitar que as mensagens chegassem nas mãos erradas. Atualmente, a tecnologia possibilita que a criptografia de dados seja usada com os mesmos objetivos do passado: garantir a segurança e a privacidade das informações.

O que você pode fazer através da criptografia?

  1. Proteger dados sigilosos armazenados em seu computador.
  2. Proteger trocas de informações realizadas pela Internet, como e-mails com dados de transações bancárias ou comerciais.
  3. Criar uma área específica do seu computador que seja programada para criptografar automaticamente as informações gravadas.

Qual é a importância da criptografia no ambiente corporativo?

Não faltam motivos para que uma empresa invista na criptografia de dados a fim de proteger suas informações e garantir a segurança do cliente, fornecedor e colaborador.

Além de prevenir o roubo de dados por um hacker ou cibercriminoso, integrar a criptografia na rotina da empresa traz mais segurança em outros aspectos.

Veja a seguir!

Troca de mensagem

Uma informação que circula na web na forma de mensagem pode ser criptografada. Assim, apenas o destinatário pode acessá-la.

Armazenamento em nuvem

O dado guardado em nuvem (em um provedor específico) é criptografado para que não seja corrompido ou vazado.

Dados sigilosos

Informações do cliente, estratégias de negócio, registros de operações financeiras e contratos fazem parte de um conjunto de dados empresariais que exige sigilo, seja para proteger a privacidade do usuário ou prevenir espionagem industrial.

Navegação

Criptografar dados de acesso do colaborador aumenta a segurança na navegação, tanto no terminal da empresa quanto no dispositivo móvel (que pode utilizar uma rede pública para se conectar).

Diariamente, o empresário brasileiro lida com uma grande variedade de informações confidenciais. Por isso, a criptografia de dados é um recurso indispensável para garantir a segurança do negócio e evitar transtorno à organização.

Quer manter suas informações digitais mais seguras? A Belsin Informática tem a solução. Entre em contato conosco.